Voltar a página inicial Fale Conosco
Outras Edições
CASCAVEL – CEARÁ – ANO XIV Nº 175 - 18/ OUTUBRO DE 2006
Próxima Edição - 20/Outubro - Sexta-Feira

VOCÊ CONHECE A EXPO-Cc?

          A Expo Cc é uma versão do evento escolar “Semana Cultural”. Uma semana que inclui jogos, feira de ciências, gincanas e outras tantas atividades lúdicas e recreativas. A primeira Expo Cc aconteceu há 14 anos, em 1993, de 18 a 23 de outubro (6 dias). Dois anos depois surgiu a idéia de fazer em um só evento as atividades: jogos esportivos, feira de ciências, gincana, atletismo, desfile de garoto e garota, artes cênicas... Medalhas passaram a serem entregues aos participantes, criou-se o “quadro de medalhas” como nos Jogos Olímpicos no qual se reconhece e condecora o campeão e vice-campeão.
          Assim a cada ano a expo foi crescendo de tamanho e importância como um evento lúdico-cognitivo: Em menos de cinco anos ela dobrou em número de participantes para atender às inclusões de novas atividades. Nos últimos anos foram incorporados: Olimpíada Multidisciplinar, Xadrez, Salas Temáticas; e neste ano: Handebol e Futebol de Areia de Praia. No principio, só participavam alunos do ensino fundamental e do médio. Atualmente, mais de 500 alunos de todos os níveis da Educação Básica – do Cczinho à 3ª série do ensino médio -, integram este evento estudantil em todas suas atividades.
          As Salas Temáticas foi criada pela ex-aluna, Adeline Mendes há cinco anos e a Feira de Ciência desde 1993 ponto alto destes oito dias da XIV Expo Cc 2006 de 13 a 20 de outubro, assim como o desfile de garoto(a) do Cczão e Cczinho. A XV Gincana Cultural é o evento mais antigo do Cc.
          Neste ano a Expo-Cc apresenta-se com onze (11) modalidades esportivas: Basquetebol, Cabo de Guerra, Carimba, Ciclismo, Futebol de Areia de Praia, Futsal, Handebol de Areia e de Quadra, Spiribol, Vôlei de Praia e de Quadra. No atletismo com quatro (4) modalidades: Salto em Altura, Salto em Distância, 100 metros e Corrida de Resistência. E ainda os Jogos Frios com seis (6) jogos de salão: Dama, Dominó, Tênis de Mesa, Tótó, Sinuca e Xadrez. Total são 21 atividades lúdicas e recreativas, além de atividades dedicadas exclusivamente às crianças.
          Importante atividade cognitiva é a Olimpíada Multidisciplinar – na 8ª edição - elaborada pelo corpo docente do Cc, um meio de também avaliar e recuperar todos os alunos durante um período cultural e artístico.

QUADRO DE MEDALHAS
Atualizado 18/Out
até 11hs

INFANTIL - CCZINHO
EQUIPES
OURO
W X O
PRATA
TOTAL
Genuínos Ceceístas - 3ª série
18
- 
10 
28 
Mentes Brilhantes - 2ª série
10
14 
24 
Pequenos Ceceístas - 1ª série
09
06
15 
Apurados desfile de abertura
SUB-11, SUB-14 e ADULTO
EQUIPES
OURO
W X O
PRATA
TOTAL
QUINDECIM: Verde-Limão e Preto:3ºCM, 1ºCN, 7ªM, 7ªT,5ªM
 53
06 
42 
95 
ALTRUÍSTAS: Azul-Bebê e Preto: 2ºCN, 2ºCM, 8ªM e 5ªT.
 23
15
37 
60
DOUTTOLES:Amarelo-Laranja: 3ºCN,1ºCM, 6M, 6ªT e 4ªM.
 11
24
27
38


TUDO QUE ACONTECE NA XIV EXPO-Cc Acesse:
Site: www.colegiocascavelense.com.br
Jornalzinho: http://www.colegiocascavelense.com.br/jornalcc.htm

RAPIDINHAS DA EXPO - Cc

As premiações da Feira de Ciências, Salas Temáticas e da VIII Olimpíada Multidisciplinar acontecerão após o encerramento da XIV EXPO-Cc 2006, em solenidade programada pelas comissões do evento.

O portal do Cc na Internet tem novo “layout” com a criatividade da ex-aluna Viviane Rodrigues. Visite e dê sua opinião no > Fale Conosco >>

No último Enem foram inscritos no Ceará 116.700 alunos, destes, 30.693 (26,30%) faltaram. Este percentual iguala-se ao do ano 2002, que foi o menor índice de ausentes nos últimos cinco anos.

A enfermeira Vera Lúcia Nogueira Ramos, do Núcleo de Apoio à Amamentação do Hospital Amigo da Crinaça1994, do Hospital Maternidade N.S.de Fátima de Cascavel, fez uma explanação sobre a importância do Banco de Leite e agradeceu às equipes da XV Gincana Cultural, que contribuíram com os vasilhames (Vidros de Nescafé ou Maionese) arrecadados nesta gincana.

Coincidência: após seis (6) anos a VIII Expo-Cc 2000 ocorreu de 13 a 20 de outubro (sexta-a-sexta) 8 dias, Com tema: “Brasil, Mostra Tua Cara” - Comemorativo aos 500 anos do inicio da colonização portuguesa no Brasil Sagrou-se campeã a equipe ”Made in Brasil”.

A juventude é um estado de espírito – Douglas Mac Arthur.


PROGRAMAÇÃO XIV EXPO-Cc 2006

19/OUT-Qui
Sétimo dia do evento com atividades esportivas e cognitivas: Às 7h 30min, Local Arena: Salto em Distância Sub-11, Sub-14 e Adulto (m/f). Feira de Ciências. Período: das 14h às 17h, Local Cc, Feira de Ciências (1º Turno). Período das 17h às 19h: Intervalo Período: das 19h às 21h: Feira de Ciências (2º Turno). • No Cczinho: HORA: 14h às 17h. Apresentação da Feira de Ciências (apenas no turno tarde).


20/OUT-Sex

Oitavo e último dia do evento com atividades esportivas e cognitiva: Às 7h 30min, Local Quadra: Voleibol Sub-14 (m/f), Futsal Sub-11 (M), Handebol Sub-14 (M). Local: Arena: Voleibol Sub-14 (m), Futebol Sub-11(M/F), Handebol Sub-14 (m/f). Futebol Sub-14 (M/F) Local: Sala 18. Às 09h Apuração e Divulgação de Resultados: Feira de Ciências e Salas Temáticas. Às 13h, Local Arena: Handebol Adulto (m/f). Futebol Adulto (m/f). Local quadra: Voleibol Adulto (m/f), Futsal Sub-14 (M), Handebol Adulto (m/f), Futsal Adulto (m/f) Após Futsal Premiação da XIV Expo-Cc 2006. • No Cczinho: HORA: 7h - GINCANA CULTURAL.
• ENCERRAMENTO.


MATEMÁTICA OLÍMPICA Nº 41

Colaboração: Prof. Edmundo Reis Bessa (Edi)

          Neste número, continuamos com os problemas do matemático russo Y.I.PERELMAN.

O ENXAME DE ABELHAS

          Antigamente na Índia, era muito difun¬dido, um curioso divertimento, resolver quebra-cabeça em competições públicas. Os manuais Matemáticos incentivavam tais competições e de cálculos mentais. Vejamos o que era dito em um deles: “Aplicando as regras aqui expostas, um homem inteligente pode idear milhares de problemas semelhantes. Assim como o Sol faz empalidecer as estrelas com seu resplendor, um homem de discernimento eclipsa a glória d’outro homem nos concursos populares, propondo e resolvendo problemas algébricos.” Vejamos um desses problemas apresentado em verso.
          
           Um grupo de abelhas, cujo número era igual à raiz quadrada da metade do enxame todo, pousou num jasmineiro, deixando para trás 8 / 9 do enxame; somente uma abelha do mesmo enxame revoluteava em redor de um lótus, atraída pelo zumbido de uma de suas amigas que caíra imprudentemente na armadilha da florzinha de doce fragrância. Quantas abelhas formavam o enxame?
Solução - Sendo x = o total do enxame, temos a equação:
+ (8/9) x + 2 = x .
A equação é simplificada se usarmos um artifício, ou seja: = y x = 2y², com o que a equação torna-se:
y + (16y²)/9 + 2 = 2y² 2y2 - 9y - 18 = 0.
A equação possui duas soluções:
y’ = 6 e y” = - 3/2, e outros tantos para x:
x¹ = 72 e x² = 4,5.

          Como o número de abelhas deve ser inteiro e positivo, apenas a primeira raiz é válida, ou seja: x = 72 que é o nº. de abelhas do enxame. Faça a prova.

OS TRÊS DOIS
          Certamente todos sabem como se escrevem três algarismos de modo que o número formado seja máximo. Tomem-se três 9; eles deverão ser colocados assim:
, quer dizer, escreve-se a potência de um potência. O número acima é tão enormemente grande que é impossível encontrar com o que compará-lo. O número de elétrons que formam todo o universo visível é uma insignificância diante dele.
Veja-se a forma de alcançar o mais alto número, por meio de três 2, sem empregar nenhum sinal.
Solução:
O exemplo anterior nos induzirá, sem dúvida, a colocar os 2 do mesmo modo, a saber,

          No entanto, não se consegue o efeito desejado. O resultado é menor que 222. Com efeito; o que escrevemos foi apenas 2 4 = 16. O maior número que se pode escrever com três dois não é 222, nem 22² = 484, mas sim 2²² =
4 194 304. O exemplo é muito intuitivo, ensinando que em Matemática é perigoso servir-se de analogia: estas nos podem levar facilmente a conclusões errôneas.


SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO Cc

          Mais de nove milhões de estudantes de todo o Brasil (1º ao 3º ano) vão aprender filosofia e sociologia no ensino médio. O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou decisão do Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CEB Nº 38/2006, 7/jul/2006) determinando a obrigatoriedade curricular das duas disciplinas nas escolas públicas e privadas em 2007.

          O Colégio Cascavelense apenas complementará a decisão ministerial, haja vista a disciplina Filosofia, já integra o currículo do ensino médio há mais de 10 anos!. O Professor Odenir Monteiro é o atual titular desta disciplina na 2ª série do Ensino Médio dos turnos Manhã e Noite. A disciplina Sociologia já fez parte do currículo do Cc ministrada pelo professor sociólogo e graduado em letras, Francisco Caetano Pereira de fevereiro 1996 a dezembro 1998.


CARAVANA DOS CAMPEÕES
Beach Park


BIBLIOTECA

          A Biblioteca Professor Francisco Mattos Dourado, do Colégio Cascavelense funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h, para atendimento a estudantes. Com atendimento da funcionária Francisca Ciríaco.

LIVROS ADOTADOS UFC EM BIBLIOTECA VIRTUAL
Estão disponíveis para livre aceso em Bibliotecas Virtuais três (3) livros adotados para o vestibular da UFC-2007:Acesso Gratuito! Só basta clicar no portal:

>> www.biblio.com.br > Obra completa só basta clicar em "indice por autor" José de Alencar:"O GUARANI" ou Lima Barreto: "BRUNZUNDANGAS".
>> www.portrasdasletras.com.br > Resumo da obra de Érico Veríssimo: "ANA TERRA".
          
          Todos os dez livros adotados para o vestibular UFC-2007 estão disponíveis para os alunos da 3ª série do ensino médio.


SPIRIBOL TEM CAMPEÕES


          Com arbitragem de Jorge Lobo e mesário Evânio Bessa foram conhecidos os campeões do Spiribol modalidade exclusivamente masculino (14/Out).
Sub-11 Ouro = Sanchez José (Quindecim). Prata = Lucas Ramirez (Altruístas).
Sub-14 Ouro = Augusto Dantas (Altruístas). Prata = Artur Borges (Quindecim)
Adulto Ouro = Lívio Mário (Douttoles). Prata = Ediberto Coelho (Quindecim).

Todos atletas receberam medalhas personalizadas da XIV Expo Cc.
Veja as fotos no site do Cc na Internet >>.


QUINDECIM VENCE TODAS NO BASQUETE


          Na tarde-noite do dia15OUT, terceiro dia da XIV Expo Cc 2006 aconteceram na quadra poliesportiva do Cc, as partidas de basquete adulto masculino e feminino com arbitragem de Jorge Lobo e João Paulo Barros. A equipe Quindecim venceu em todas. Marcando 2 medalhas de ouro no quadro de medalhas; as equipe Altruístas e Douttoles ganharam uma medalha de prata cada. Neste ano o basquete só se apresentou na faixa etária adulto.

Veja as fotos no site do Cc na Internet >>

 


CONVOCAÇÃO

A Comissão Coordenadora convoca Líderes de Turma(*), Professores notificados para Apuração da Feira de Ciências e Salas Temáticas.
Sexta-Feira, 20 Out – às 8h (Sala 5 e 7)

(*) Exibiçao obrigatória do Crachá de Líder


ATIVIDADES NO CcZINHO


          Durante a XIV EXPO-Cc os alunos do Cczinho vêm realizando atividades lúdicas e cognitivas. Fizeram trabalhos de artes com dobraduras, recorte, colagem, pintura, com folha de aço e desenho livre. Foram utilizados os materiais tinta, cola, tesoura, folhas colorida, canetinhas e palha de aço. Os alunos mostraram-se envolvidos com os trabalhos realizados em equipes
No dia 17/Out, terça-feira, feriado municipal, aniversário de fundação da cidade de Cascavel, foram realizados jogos recreativos com os alunos do Jardim I, Maternal, 1º Ano Inicial e Jardim II com orientação das professoras.


Maternal e Jardim I os alunos competiram com as modalidades de Boliche e Cabo de Guerra. No boliche não houve vencedores, apenas como atividade recreativa.

Cabo de Guerra Jardim I venceu no masculino com: Fábio, Augusto, Carlos Eduardo Magalhães; e no feminino: Ana Letícia, Yara, Letícia Vieira e Ana Maria.

Cabo de Guerra Jardim II :1º lugar feminino: Ana Cecília, Letícia e Natália. 2º Lugar: Hercília, Laura e Ana Beatriz. 1º Lugar Masculino: Pedro Artur, Elias e Marcos Willame. 2º Lugar: João Lucas, Júnior e Tales.

Futsal Jardim II 4 x 2 1º Ano Incial.
Classificação: 1º Lugar: Raul, Vitor Hiago, Daniel Leão, Flávio Emmanuel, Victor Emanuel, Saturnino, Erik e Daniel Vitor. 2º Lugar: Júnior, Pedro Artur, João Lucas e Elias.

Futsal Masculino
Na categoria de infantil de 1ª a 3ª séries foram realizados jogos na manhã do dia 17/out. Masculino: Ouro: Genuínos Ceceístas e Prata: Mentes Brilhantes. Artilheiro, Yago.

Cabo de Guerra
Feminino: Ouro: Mentes Brilhantes e Prata: Genuínos Ceceístas.
Masculino: Ouro: Genuínos Ceceístas e Prata: Mentes Brilhantes.

Os jogos de futsal foram arbitrados por Jorge Lobo e João Paulo.


UM SALVADOR DA TURMA

          Ivens Gabriel, 7 anos aluno da 1ª série do ensino fundamental participando pela primeira vez da Expo-Cc no o grupo de 1ª a 3ª séries, não era sequer cotado para a equipe principal da turma neste domingo, 15 de outubro, no jogo de Carimba de Quadra, no Cczinho. Mas de maneira surpreendente, a criança atleta tornou-se um “Salvador da Equipe”, quando ficou como último a ser eliminado/carimbado; ele inverteu a situação e eliminou os demais da equipe adversária. Por mérito ganhou uma medalha de ouro pela determinação, espírito esportivo e é considerado sempre um vencedor, pois não se cansou de buscar a vitória da equipe, não se abateu, para tornar-se campeão. É um atleta revelação da Expo.
          A partida foi prestigiada por mais de dez pais, professores e amiguinhos, que testemunharam a protagonização deste fato. “É na escola onde se aprende a ganhar e a perder e a tornar-se campeão, também”, enfatizou o diretor-pedagógico do Cc, Evânio Reis Bessa prestigiando o evento.
          No primeiro dia da XIV EXPO-Cc 2006, ele ganhou o título de Garoto-Cczinho 2006. Parabéns pela seu carisma e sua garra!... Todos ceceístas te admiram.

“O gosto pelo esporte é uma epidemia de saúde”
Augusto dos Anjos

PATROCINADORES DA EXPO-Cc

• Armarinho “Muié Rendera” • Art Bijuterias • Aurineide Melo • Auto Peças União • Boutique Cinthia • Casa São Paulo • Chiquinho e Fátima Cosméticos
Clínica Dr. Décio • Colibri Balas-Fortaleza • Constantino Móveis • Denner West • Depósito Material de Construção “O Chaguinha” • Depósito Rosário, de Ivoneide e Carlinhos • Dioli Lingerie • Dr. Afonso • Dr. Aristófanes Coutinho, Juiz de Direito • Edinete Modas • Editora Ática • Editora FTD • Editora Moderna • Elma Chips • Eris Elétrica -Cerca Elétrica e Alarmes • Escritório Maurício Contabilidade • Eveline Móveis • Faculdade Ateneu • Farmácia Cascavel • Frigorífico Popular, de Francimilson Holanda • Holanda Arte Foto • José Gonzaga – Prefeito de Pindoretama • Júlio da Caixa • K-Pesca • Lela Boutique • Lenne Variedades • Lilica Variedades • Loja Aromática • Loja Boreal • Luis Cardoso • Márcia de Paula (Mercadinho Predileto) • Marfran Moda Íntima • Marmoraria Veneciana, de Pedro Paulo • Mercadinho Freitas 3 de Paulinho e Irlanda • Mercadinho Predileto, de José William • Michele Arraes (Paulo da Pepsi) • New Tech Informática • Nicácio Móveis • O Boticário de Cascavel • Papelaria Popular • Passo a Passo Calçados • Paula Cavalcante (Para Todos) • Paulo César Queiroz • Professores de Informática: Antônio Alex e Farias Sousa • Raimundinho das Rações • Raimundo Azevedo • Rayanne Modas • Rita Freitas (Freitas da Castanha) • Safira Paulista • Samaricas Byherja• Santiago Esportes • Universo Persona Vip • Vereadores: Joaquim Ciríaco, Sebastião Uchôa e Willame Marques


CIRCULARÁ AMANHÃ, POR OCASIÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS, “A TRILHA” INFORMATIVO DE MATEMÁTICA DO PROFESSOR EDI BESSA

A HISTÓRIA DO BASQUETEBOL


          O basquete foi inventado em dezembro de 1891 pelo professor canadense James W. Naismith e pode ser é considerado um esporte coletivo de precisão, já que o objetivo do jogo é acertar um alvo pequeno, uma cesta colocada a 3,05m de altura nas duas extremidades da quadra. Os jogos são disputados por duas equipes de cinco jogadores cada e vence o time que marcar o maior número de pontos. Há três formas de pontuar: nos tiros livres (arremessos consignados em lances de falta, que valem um ponto), nos arremessos de pequena e média distância (que valem dois pontos) e nos arremessos de longa distância, de trás de uma linha arqueada a 6,25m de distância da cesta (que valem três pontos). Cada partida tem duração de 40 minutos de bola em jogo, divididos em quatro quartos de 10 minutos.

Fonte: www.cob.org.br/pan2007

“Nossos Alunos Falam Por Nós”


ATLETISMO (MÓDULO)

          Na manhã de hoje (18 Out), com início às 7h30min e término às 8h45h, no módulo esportivo realizaram-se as provas de atletismo (100m e resistência) e ciclismo com a coordenação de:Paulo Cleber Evânio Bessa, Flávio Castro, Adriano Freire, Rafael Dantas, Antônio Alex, Adriano Alves, Valdiana Gomes, José Albino, Eduardo Medina, Edi Bessa, Mônica Barbosa. Os atletas antes das provas foram examinados pelo enfermeiro prof?. Fco. Edílson Ferreira. A locução teve o apoio do carro som de José Ocimar Irineu de Araújo. Foi batido um recorde na manhã de hoje.
           A equipe Quindecim (9 ouros, 4 pratas e 2 W x O’s) foi a vencedora no atletismo seguido pelos Altruístas (7 ouros, 9 pratas e 1 W x O) e em terceiro lugar Douttoles (2 ouros, 5 pratas e 11 W x O’s). Não estão descontados as medalhas de ouro pelos W x O’s nesta informação (já descontados no quadro de medalhas).

          Na corrida de resistência feminino a atleta Thamys Mendes (Quindecim) obteve a melhor marca 1m 21seg.95 do recorde de Meirijane Valente 1m 16seg.19 (2002). Na corrida de resistência masculino Heldo Carvalho (Altruístas) obteve a melhor marca com 1 volta no Módulo Esportivo, 1m 17seg.01 permanecendo o recorde Alex Braz (2001) de 1min seg.96 (2001). Com 2 voltas no Módulo Esportivo Francisco Eduardo Cardoso Ferreira (Altruístas - 2º Cient. noite) 2min21seg.50, quebrou o recorde de Erasmo Castro 2min22seg81. (2001).

           Nos 100 metros feminino a melhor marca foi de Thamys Mendes (Quindecim) com 15min 22seg permanecendo o recorde de Cinthia Bezerra com 14s03 (2000).
No masculino o atleta Francisco Eduardo fez a marca de 12seg:02, permanecendo o recorde de Mário Fagner 11seg.60 (1997).

          No Ciclismo feminino a Daiane Nunes obteve a melhor marca 50seg 74, permanecendo o recorde de Cinthia Bezerra 48seg18 (2000). No masculino o melhor tempo foi de Luis Alberto (Quindecim) com 46seg.81, permanecendo o recorde de José Wilker 43seg.44 (1999).
Na fase adulta (2 voltas no Módulo Esportivo) o atleta Thiago Moura fez a melhor marca 1min 31seg.74, permanecendo o recorde de Roberto Lucas 1min18seg.50 (1996).

          Registraram-se os seguintes W’Os: Gleiciane da Silva (Quindecim) – 100m (Fem); Gabriel Xavier (Douttoles); Hiago Pereira (Douttoles); 100m (masc.). Gleiciane da Silva (Quindecim) - Corrida de Resistência (Fem); Hiago Pereira (Douttoles) e Carlos Magno (Dottoles) - Corrida de Resistência (Masc.); Ana Raquel (Douttoles) – Ciclismo (fem.); Mykaely Antunes (Altruístas) e Jesia Lima (Douttoles) – Ciclismo (Fem.); Hiago Albino (Douttoles), Gabriel Xavier (Douttoles), Carlos Júnior (Douttoles) e Joel Araújo (Douttoles) – Ciclismo (masc).

          Todos alunos foram agraciados com medalhas de ouro e prata padronizadas com a logomarca da XIII EXPO Cc/2006. Agradecemos a administração do Módulo Esportivo Municipal pela realização deste evento.


A RAINHA DO MUNICÍPIO É CECEÍSTA


          Em evento comemorativo da emancipação política do Município de Cascavel, 3 alunas do Cc obtiveram os primeiros lugares no concurso “Rainha do Município de Cascavel”. No desfile concorreram 6 finalistas. 1º lugar VANÁDIA BEZERRA SILVA – 2º Cient. manhã, em 2º lugar Camila Rocha de Sousa – 1º Cient. noite e 3º lugar Adriane Lima Moura – 7ª manhã.

Parabéns as lindas garotas estudantes do Cc.


ANIVERSARIANTES NA EXPO-CC


Gleicy Kelly de Castro Lima - 18/10 - 1º C.M.
Jonatha Pereira Lima - 18/10 - 4ª série

Kevin Costa Lima - 18/10 - Jardim-I
Tarcisio Soares Rodrigues Filho - 19/10 - 3ª série

Ingridy Monize Azevedo da Silva - 19/10 - 2º C.N.
Camila Colaço Moreira - 19/10 - 2º C.M.
Beatryz Araújo Freires de Aquino - 20/10 - 1ª série
Tayane Almeida Carneiro - 20/10 - 3º C.M.
Vitória Régia Noronha Brasil Lima - 20/10 - 5ª M.


COLÉGIO CASCAVELENSE
Educação Básica: Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
Concede descontos especiais para:
• Alunos matriculados nos turnos Tarde 20%; Turno Noite: 50% e 3º filho 50% de abatimento.
Informática no currículo desde a 1ª serie.
1° Ano Inicial (Casinha Feliz - método fônico-multisensorial-lúdico)
“...é uma gostosa brincadeira para aprender a ler !”.

• Ensino Médio com apostila incluída.
http://www.colegiocascavelense.com.br
Email: colegiocascavelense@yahoo.com.br
ESPORTES CECEÍSTAS:
Basquetebol, Futsal, Handbol e Vôlei.





Redatores: Direção, Coordenação, Docentes e Alunos.
Digitador: Flávio Silva de Castro
Webmaster: Viviane Rodrigues
Colaboradores: Evânio Reis Bessa, Edmundo Reis Bessa, Francisca Ciríaco Ramires, Adriano Freira, Paulo Cléber, Milson Almeida, Jorge Lobo e Maria Ester Costa Silva.

End.: Rua Samuel Bedê, 2626 - Bessalândia
Cep.: 62850-000
Pabx-fax: (0xx85) 3334 –1331
Telefone do Aluno (0xx85) 3334 – 2810
Orkut-Cc
E-mail: colegiocascavelense@yahoo.com.br
Site: www.colegiocascavelense.com.br
Tiragem desta Edição: 500 Exemplares
04 Págs.
Cascavel - CE

 


Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Edição 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01