Desde os anos 70, há discussões sobre a “Reforma Psiquiátrica e o Movimento Antimanicomial”. A Prefeitura de Cascavel, representada pela Secretaria de Saúde e o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial trouxe esse tema à sociedade local, durante a semana de 18 a 22 de maio. Os organizadores prepararam uma programação que começou com a passeata: “ Saúde Mental e Cidadania, Um Desafio Local ”, no dia 19 de maio, terça-feira.
O Colégio Cascavelense participou da divulgação da semana, recebendo na terça-feira, 12, o psicólogo Socorro Carvalho e Milena Furtado. As visitantes falaram, para alunos do 1º e 2º científicos tarde, sobre a importância da semana, os desafios e o grande objetivo de acabar com os preconceitos que existem em relação às pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento (TID). Reforçaram também que a exclusão é um problema tão sério quanto o abandono que muitos desses doentes vivem em clínicas totalmente despreparadas para o tratamento.
As psicólogas falaram também sobre a capacidade que o ser humano tem de compreender as emoções, os sentimentos e, ainda, que as pessoas, mesmo com limitações mentais, são pessoas normais e não devem ser estereotipadas.
Eduardo Henrique da Silva, Gracielly Silva de Castro e Vicente de Paula Pontes – 1º Científico Tarde.
No dia 23 de maio, Professor Raimundo Costa Holanda (UECE) ministrou aula para os professores ceceístas de Linguagens e Códigos e para os alunos do 3ª série do Ensino Médio do turno manhã e tarde. A aula abordou o tema: “Técnicas da Construção Textual" |
|